#Leiaumlivro - 50 Indicações de leitura com tema de viagens e aventuras
- vibeig
- 12 de fev. de 2021
- 18 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2021
Umas das melhores formas de viajar, é através das páginas de um livro.
Pensando nisso, nós do Vibe Acampar, selecionamos algumas sugestões de leituras com o tema aventura (histórias, romances, biografias, relatos ou qualquer tipo relacionado ao tema) para compartilhar com vocês. Se liga nas dicas (não poupamos em quantidade kkk) e caso tenha mais sugestões, manda para nós no insta @vibeacampar:
Guilherme Cavalari e suas narrativas maravilhosas por onde passa
Seja pedalando pelas estradas da Patagônia e Mongólia ou caminhando pelas "altas terras" escocesas, o que não falta nos livros do Guilherme é muita histórias e relatos fantásticos pelas regiões em que se aventura. Ler seus livros é como sentar em volta de uma fogueira e ouvir da boca do próprio autor suas histórias (conheça os livros no site da editora).

Transpatagônia, Pumas não comem ciclistas: Durante seis meses, Guilherme Cavallari pedalou sozinho por toda a extensão da Patagônia e da Terra do Fogo, no Chile e na Argentina, cruzando a fronteira entre os dois países 16 vezes, em pontos que mal constam dos mapas. Foram 6.000 km em 180 dias consecutivos, além de dezenas de noites de acampamento… Números que, no entanto, falam pouco sobre a verdadeira aventura da viagem: o autoconhecimento.

Transmongólia, Gengis Khan em uma garrafa de vodka: Por 78 dias, com 58 acampamentos selvagens, percorrendo 3.633 km em cima de uma bicicleta, o autor cruzou a Mongólia do extremo oeste ao extremo leste, passando pelo extremo norte. As descobertas, surpresas e encontros inusitados da travessia se misturam a descobertas e surpresas pessoais, interiores. A narrativa traz ainda uma vasta e interessante pesquisa histórica e cultural, traçando para o leitor um cenário físico e psicológico do país visitado e sua rica cultura.

Highlands, por baixo do saiote escocês: nesse título, Guilherme narra sua experiência no roteiro de trekking CAPE WRATH TRAIL, considerado “a travessia mais difícil da Grã-Bretanha”. Cavallari realizou o percurso de 450 km de extensão sozinho e de forma autossuficiente, caminhou por 23 dias e cruzou praticamente toda a distância sul-norte das Highlands da Escócia fora de temporada.
Amyr Klink
Um dos mais "conhecidos" aventureiros brasileiros, Amyr Klink colecionou façanhas pelos mares mundo a fora, partindo de sua querida Paraty/RJ. Com diversas viagens a Antártida, voltas ao mundo e a incrível viagem solo entre a Africa e o Brasil a remo, Amyr tem muito a contar em seus livros, para nossa sorte!

Cem dias entre céu e o mar: Cem dias entre céu e mar é o relato de uma travessia de 6500 quilômetros desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Neste livro Amyr Klink transporta o leitor para a superfície ora cinzenta, ora azulada do Atlântico Sul, tornando-o cúmplice de suas alegrias e seus temores, ao mesmo tempo em que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem. (Compre aqui)

Paratii entre dois pólos: Para realização de um sonho, no final de 1989 Amyr partiu no veleiro Paratii para uma viagem que iria durar 22 meses. Navegando solitário por mais de 50 000 quilômetros, alcançou não apenas o continente gelado do Sul, mas também as geleiras do pólo Norte. E trouxe na bagagem dois punhados de pedrinhas, um da Antártica e outro do Ártico: símbolos da misteriosa matéria de que são feitos os mais belos e ousados sonhos. (Compre aqui)

Mar sem fim: Nesse relato, Amyr partiu decidido a realizar o grande projeto de sua vida: sua primeira volta ao mundo. Ali estão os mares mais perigosos do planeta. Amyr foi o primeiro a realizá-lo, navegando sozinho no veleiro Paratii. Foram 141 dias no mar. Um verão inteiro viajando em latitudes onde o sol nunca se esconde, enfrentando um mar temperamental e violento, com períodos de nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte, e o tempo todo submetido a uma rotina que não permitia descanso. (Compre aqui)

Não há tempo a perder: Amyr Klink lembra de momentos difíceis que passou, para realizar seus planos, e garante que as crises podem nos motivar. Em seu novo livro, Não há tempo a perder, o maior navegador do Atlântico Sul evoca sua experiência para demonstrar como os projetos mais complexos podem ser realizados, se você se comprometer a destrinchar cada etapa. E trabalhar duro, ter resiliência. (Compre aqui)
Jon Krakauer, o autor de Natureza Selvagem tem muito mais do que esse clássico
Provavelmente muitos conhecem Jon pelo clássico livro Na Natureza Selvagem, mas o autor vai muito além desse best-seller. Montanhistas e vencedor do prêmio do clube Alpino Americano de literatura sobre Montanhismo, o autor já esteve em expedições diversas expedições, inclusive ao Everest na fatídica tragédia de 1996, onde relatou tudo em No Ar Rarefeito.

Na Natureza Selvagem: Uma história real. O corpo em decomposição de um jovem é encontrado no Alasca. A polícia descobre que se trata de um rapaz de família rica do Leste americano que largou tudo, se internou sozinho na aridez gelada e morreu de inanição. Quem era o garoto? Por que foi para o Alasca? Por que morreu? Para responder a essas e outras perguntas, Jon Krakauer refaz a trajetória de Chris McCandless, revelando a América dos que vivem à margem, pegando carona ou circulando em carros velhos, vivendo em acampamentos e cidades-fantasmas. (Compre aqui)

No Ar Rarefeito: A maior tragédia já ocorrida no teto do mundo, contada por um de seus sobreviventes: "Por que os veteranos guias do Himalaia continuaram subindo e conduzindo um bando de amadores relativamente inexperientes rumo a uma evidente armadilha mortal?". (Compre aqui)

Sobre Homens e Montanhas: Nesta coletânea de artigos e reportagens sobre aventuras vividas ao redor do mundo, do Himalaia ao Alasca, Jon Krakauer, mostra homens e mulheres que enfrentam paredes de gelo e rocha por todo o planeta, revela o que eles fazem, como sobrevivem e o que os motiva. (Compre aqui)
Mais sobre a tragédia de 1996 no Everest:

A Escalada: a verdadeira história da tragédia no Everest (Anatoli Boukreev): Este livro conta como Anatoli Boukreev ajudou a salvar três pessoas quase mortas. O guia-chefe russo tomou uma decisão aparentemente suicida ao tentar um resgate sozinho. Enfrentou a tempestade, a féria da neve e a escuridão naquilo que alguns consideram “um dos mais incríveis resgates da história do montanhismo” e que lhe valeu do Clube Americano de Alpinismo o maior prêmio concedido a atos de heroísmo, sendo eternizado como um dos maiores montanhistas do Himalaia. (Compre aqui)

Deixado para Morrer (Beck Weathers): Quando foi possível uma primeira tentativa de resgate, Beck estava à beira da morte e foi abandonado na neve enquanto outros, com mais chance de sobreviver, foram salvos. Doze horas mais tarde, aconteceu o inexplicável: Beck surgiu descendo a montanha na direção do acampamento, cego, sem luvas, o gelo invadindo até mesmo o interior do macacão térmico. (Compre aqui)
Relatos de aventura, montanhismo e sobrevivência

A Incrível viagem de Shackleton: Um dos maiores feitos de sobrevivência já relatados. A conquista do Polo Sul por Shackleton e sua tripulação tiveram tiveram grandes problemas devido ao rigoroso inverno que chegou antes da hora e causou grandes dificuldades a todos. Em uma narrativa fascinante, o autor Lansing descreve como Shackleton conseguiu que, após quase dois anos do início da viagem, todos retornassem com vida. (Compre aqui).

Tocando o Vazio (Joe Simpson): Numa das descidas mais aceleradas, castigado pela neve e por rajadas de vento, Joe fica suspenso no vazio, sobre uma imensa greta, sem conseguir tocar a parede de gelo e impossibilitado de tentar alguma manobra de salvamento. Para não ser arrastado para o abismo, Simon é obrigado a cortar a corda que os une. O livro é uma narrativa épica sobre medo, dor, resistência, coragem e amizade. (Compre aqui)

Milagre nos Andres (Nando Parrado): Em Milagre nos Andes, o uruguaio Nando Parrado - principal responsável pelo resgate de seus amigos nas montanhas após 72 dias de agonia - é o primeiro dos sobreviventes a contar, com extraordinária franqueza e sensibilidade, a sua própria versão do acidente. O resultado supera o simples relato de uma aventura real: é um olhar revelador sobre a vida à beira da morte. (Compre aqui)

Morte e Vida no K2 (Graham Bowley): Os experientes alpinistas tinham acabado de conquistar a mais perigosa montanha do mundo. Enquanto comemoram, um imenso bloco de gelo cai logo abaixo deles e arrasta as cordas fixas. Ainda não sabem, mas serão obrigados a descer na escuridão e sem o apoio das cordas. Dos 30 que partiram, 11 jamais retornarão. Com um estilo emocionante, Bowley narra a tensão e tragédia daquele dia fatídico e nos coloca no interior das mentes dos que estavam dispostos a arriscar tudo em busca de uma das realizações máximas do alpinismo. (Compre aqui)

Não há atalhos para chegar ao topo: escalando as catorze maiores montanhas do mundo (Ed Viesturs): Um relato inédito e completo de um dos grandes nomes de nosso tempo: Ed Viesturs, o primeiro norte-americano a escalar todas as catorze montanhas com mais de 8.000 metros do mundo. Nesta obra, o alpinista descreve com detalhes os erros fatais cometidos por seus amigos escaladores, bem como os riscos que correu e dos quais escapou por um triz. (Compre aqui)

Livre (Cheryl Strayed): Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar sozinha cerca de 1.770 quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, no sul da Califórnia, atravessando Oregon até o estado de Washington. (Compre aqui)

Trilhas: A Incrível Jornada De Uma Mulher Pelo Deserto Australiano (Robyn Davidson): Robyn Davison nos relata a jornada de 2.800 km com uma narrativa que nos prende em todas as páginas, com aventuras do primeiro ao último capítulo. Ela ganha uma clareza e entendimento da terra ao aprender a depender dela. (Compre aqui)

Terra dos Homens (Antoine de Saint-Exupery): Neste emocionante relato autobiográfico, do Saara aos Andes, episódios da vida de Saint-Exupéry como piloto entre os anos de 1926 e 1935 são narrados com riqueza de detalhes, principalmente na época em que prestava serviços à Aéropostale. Quase sem água e sem comida por catorze dias, o autor e seu mecânico são os principais personagens desta história, que tem como pano de fundo o deserto do Saara e as miragens. (Compre aqui)

De moto pela América do Sul (Ernesto Che Guevara): Elaborado por Ernesto Che Guevara, em forma narrativa, graças às suas anotações detalhadas, é o relato da viagem feita por Che e o seu amigo Alberto Granado, desde Argentina até a Venezuela, em 1952. Aventura e emoção entremeadas de reflexões sobre múltiplos aspectos da América, a miséria dos índios, o espanto de conhecer o mar, o mundo percebido pelos olhos de um jovem de 23 anos, disposto à surpresa e à compaixão, mas também querendo descobrir sua verdadeira vocação. (Compre aqui).
Clássicos da literatura mundial

On the road - pé na estrada (Jack Kerouac): Ao cruzar os Estados Unidos de carro, Jack Kerouac e Neal Cassady (que no romance aparecem, respectivamente, com os nomes de Sal Paradise e Dean Moriarty) empreenderam a viagem que todos os jovens um dia sonharam em fazer, repleta de garotas, bebidas e, acima de tudo, liberdade. (Compre aqui)

Viajante Solitário (Jack Kerouac): Em 'Viajante solitário', Kerouac apresenta oito textos autobiográficos, em que conta suas andanças mundo afora. Escritos com toda a espontaneidade e inventividade do autor, são relatos de viagens feitas por trem, por mar e por auto-estradas. (Compre aqui)

A expedição Kon-Tiki (Thor Heyerdahl): No livro A expedição Kon-Tiki, Thor Heyerdahl relata detalhadamente sua experiência e cria uma obra-prima de reconstituição pré-histórica. Mais do que uma grande aventura, a obra de Heyerdahl representa um grande marco da ousadia humana. Tanto que o livro se tornou um clássico das explorações modernas e inspirou uma série de aventuras na segunda metade do século XX. (Compre aqui)

Robinson Crusoé (Daniel Defoe): O argumento básico de Robinson Crusoé é universalmente conhecido. Isolado em sua “Ilha do Desespero” (ao largo da atual Venezuela) após um trágico naufrágio, o marujo inglês luta pela sobrevivência valendo-se de todos os escassos meios a seu alcance. (Compre aqui)

A volta ao mundo em 80 dias (Julio Verne): Londres, 1872. Ao sentir-se desafiado por seus companheiros de clube, o gentleman inglês PhileasFogg aposta que é capaz de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, arriscando todo o seu dinheiro. Homem misterioso, de poucas palavras e rotina inabalável, Fogg inicia a viagem no mesmo dia, levando consigo apenas seu empregado recém-contratado, o francês Jean Passepartout, e uma bolsa. (Compre aqui)

Relato de um Naufrágo (Gabriel Garcia Marquez): Em 28 de fevereiro de 1955, oito tripulantes do destróier Caldas, da Marinha da Colômbia, caíram na água e desapareceram durante uma tormenta no Mar do Caribe. Apenas um deles sobreviveu, Luís Alexandre Velasco, que, após passar dez dias à deriva, sem comer nem beber, foi encontrado semimorto numa praia deserta do norte da Colômbia. (Compre aqui)

O Lobo do Mar (Jack London): Após naufragar, o jovem intelectual Humphrey van Weyden é resgatado e obrigado a integrar a tripulação da escuna Ghost. A bordo, ele presencia a dura rotina dos tripulantes e a tirania imposta por seu capitão, o embrutecido Wolf Larsen.
Em O Lobo do Mar, o leitor testemunha o duro embate entre a concepção de mundo primitiva de Larsen e a civilidade e o moralismo de seu refém. Para além de um romance de aventura, Jack London faz uma reflexão sobre a vida e a condição humana. (Compre aqui)
Relatos e aventuras de brasileiros se aventurando pelo mundo

Kungsleden, uma caminhada no Ártico (Elias Luiz): Elias escolheu a Kungsleden, uma trilha de 450 km no Círculo Polar Ártico, no extremo norte da Suécia, com trechos de rios e lagos que são necessários atravessar de barco a motor e até mesmo remando um pequeno bote. Para encontrar uma companheira de viagem, ele lançou a campanha Woman Wanted, onde 100 mulheres se inscreveram para concorrer a uma vaga na expedição. Elias partiu para uma das regiões mais selvagens da Europa em companhia de uma mulher que só conheceu no trem, em Estocolmo, rumo a Abisko, o início da trilha. Tudo já era complicado e piorou ainda mais quando receberam uma notícia no meio da trilha e que iria mudar a perspectiva da expedição. (Compre aqui)

Rocky Mountains, uma aventura pela Great Divide Trail (Elias Luiz): Elias partiu rumo a Cordilheira das Rocky Mountains, no Canadá e escolheu caminhar pela Great Divide Trail, uma trilha de 1.100 km que apenas 50 pessoas percorrem ao ano. Diante de todos os percalços soube transformar dificuldades em experiências, tragédias em esperança, e uma viagem profunda em busca de autoconhecimento, com encontros especiais nos momentos que mais precisavam. As Rockies foi o palco para uma aventura maior que a trilha, uma aventura pela vida. (Compre aqui)

Tour du Mont Blanc - Em busca de Emelie (Elias Luiz): Para você que sonha em colocar a mochila nas costas e fazer uma viagem de aventura, este livro será uma grande inspiração. Elias Luiz narra a sua aventura pelos Alpes, entre montanhas e vales percorreu três países: França, Itália e Suíça, na sua longa jornada de 170 km no Tour du Mont Blanc. Além de uma história inspiradora, você tem em mãos um excelente guia de viagem, com mapas detalhados de todos os dias da trilha e as dicas necessárias para você também realizar este trekking dos sonhos! (Compre aqui)

Entre Abismos - Aventura no Carstensz (Rafael Scanavacca): Um livro sobre a coragem de se realizar um sonho e cumprir uma meta com determinação. No momento em que Rafael colou a foto do cume do Carstensz no espelho de seu banheiro, não teve mais volta. Como um rapaz sem experiência em escaladas é hoje o 15º ou 16º brasileiro - leia para entender – a atingir o pico de uma das montanhas mais perigosas e misteriosas que compõem o chamado Sete Cumes? E como manter a calma para fazer o caminho de volta, numa porção de terras indonésias ausente de leis? Sem falar, ainda, em enfrentar os dramas pessoais ao chegar em casa. (Compre aqui)

Everest - A jornada de um jovem alpinista (Marina Benatti): Quando Carlos Eduardo Santalena resolveu escalar o Everest, ele tinha ainda cinco anos. Os anos passaram e aquele que tinha avisado à mãe sobre seu grande sonho, buscaria um meio de conquistá-lo. Ao longo da vida de Carlos, tudo confluía para que o sonho antigo se realizasse. Quatro anos de treinamento, de 2008 à 2011, Santalena e Canellas embarcaram no voo de São Paulo à Qatar e de lá à Lukla, Nepal. Essa seria a grande aventura que mudaria sua vida e modo de ver o mundo. (Compre aqui)

Expedição Oriente: 812 dias de uma volta ao mundo (Heloisa Schurman): Heloisa Schurmann é integrante da primeira família brasileira a percorrer o mundo em um veleiro por três vezes. Já tendo viajado para mais de sessenta países, ela criou e educou os quatro filhos enquanto cruzavam os mares. Em Expedição Oriente, narra os detalhes da aventura iniciada em 21 de setembro de 2014: depois de três anos de preparações, a família Schurmann partiu em uma viagem por 812 dias, atravessando quatro oceanos, 50 mil quilômetros, cinco continentes, 29 países, em cinquenta localidades diferentes do planeta. (Compre aqui)

Homem Livre: Ao Redor Do Mundo Sobre Uma Bicicleta (Danilo Perrotti Machado e Gisele Mirabai): Três anos, três meses, três dias. Este foi o tempo exato que Danilo levou para fazer uma viagem ao redor do planeta sobre uma bicicleta. Buscando conhecer o mundo e a si mesmo, Danilo deixou sua cidade natal, Belo Horizonte, e partiu para uma viagem por 59 países, percorrendo 50 mil quilômetros pelo Planeta Terra. Homem Livre é o nome dessa envolvente aventura. Seu objetivo era conhecer os povos e as culturas do mundo, movido pelo próprio esforço físico, descobrindo ao mesmo tempo a simples essência de estar vivo. (Compre aqui)

Homem Livre: da Mongólia aos Rios da Amazônia (Danilo Perrotti Machado e Gisele Mirabai): Agora, neste novo livro, após uma breve experiência com cavalos nas longínquas estepes da Mongólia, ele nos leva para os caminhos de água dos Rios da Amazônia. Um relato que, sem dúvida, desperta no leitor a vontade de viajar pela maior floresta do planeta. Do encantamento com a abundância das paisagens à decepção com as dragas de extração que poluem os rios, o viajante nos apresenta as forças da natureza em todos os momentos, enquanto reflete sobre de onde vem, para onde vai e qual o seu papel como pequena gota no rio da vida. (Compre aqui)

Arrisque-se (Pedro Hauck): Neste livro, o montanhista, geógrafo e empresário Pedro Hauck reúne 20 textos com suas experiências em montanhas, escaladas e pequisas científicas em comemoração à seu vigésimo ano de dedicação ao montanhismo. Um livro que é muito mais que uma simples biografia. (Compre aqui)

Lobos do Mar (Torben Grael): Torben Grael decidiu realizar o sonho de todo velejador; participar da lendária regata de volta ao mundo. Como comandante de um barco com tecnologia de ponta construído no Brasil, o Brasil 1, ele percorreu 31.250 milhas náuticas, mais de 57 mil quilômetros, competindo com alguns dos principais nomes da vela. 'Lobos do Mar' narra a aventura, que foi acompanhada por milhares de brasileiros e durou 9 meses. (Compre aqui)

A Estrada Dá Tudo que Você Precisa (Mirella Rabelo e Rômulo Wolff): Desde o instante em que Rômulo Wolff e Mirella Rabelo abandonaram o universo corporativo, sabiam que, para ter sucesso, era preciso um ingrediente principal: compromisso. Eles decidiram se aventurar pelo mundo e, após centenas de milhares de quilômetros superados, criaram um modelo de negócio diferenciado. Depararam-se com inúmeros imprevistos, mas descobriram que, quando você entrega algo para a estrada, a estrada lhe retribui. Este foi o combustível que guiou o casal para o sucesso nos trabalhos que desenvolvem on-line. Com uma bagagem de mais de três anos viajando de carro pelo mundo, contabilizam histórias de superação, improvisação e empreendedorismo, agora compartilhadas nas páginas deste livro. Uma viagem que não tem fim. (Compre aqui)

A Caminho do Atacama (Rômulo Provetti): A caminho do Atacama, uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo é a narrativa de uma viagem de moto que o motociclista Rômulo Provetti fez de Belo Horizonte até o Deserto do Atacama no Chile, atravessando o Norte da Argentina, subindo a Cordilheira dos Andes e conhecendo algumas das paisagens mais bonitas do mundo. (Compre aqui)

Viajar: Eu Preciso! (Mayke Moraes): Quem nunca sonhou em viver a vida sem destino? Viajar, desfrutando da liberdade de poder estar onde e com quem quisesse a cada instante, procurando extrair o máximo de cada dia? Para Mayke Moraes, este sonho era uma promessa de vida que precisava ser cumprida. Inquieto, encontrou a paz na turbulência de cada canto do mundo que visitava, com suas cores, cheiros e expressões únicas. Corajosamente, o jovem embarcou numa viagem que o levou a 54 destinos absolutamente distintos entre si. Desvendando novas culturas, alcançou aspectos da vida que passam despercebido para quem nunca sai do lugar. O livro conta aventuras, paixões, emocionantes descobertas, relances de autoconhecimento, flertes com a espiritualidade. Tudo isso faz dele um relato maior do que um guia de viagem ou um manual para quem gosta de botar o pé na estrada: trata-se de um livro para quem curte viver. (Compre aqui)

Não Conta Lá em Casa (André Fran): Escrito por André Fran, um dos quatro apresentadores do programa exibido pela Multishow, Não conta lá em casa relata viagens para os mais excepcionais destinos do mundo. Destinos como Tuvalu, uma ilha-país que está, literalmente, prestes a sumir do mapa - devido aos efeitos do aquecimento global - e países que estão em situação de conflito, como Somália e Etiópia. Uma obra repleta de fotos fascinantes, histórias que divertem e emocionam. (Compre aqui)

Mas Você Vai Sozinha? (Gaía Passarelli): Mulheres que viajam sozinhas com certeza já ouviram essa pergunta. Seja em outro continente ou na cidade vizinha, é sempre um ato de coragem decidir conhecer um lugar por conta própria. Neste livro, Gaía Passarelli fala com sinceridade e bomhumor sobre suas aventuras sozinha pelo mundo. Ela não vai te dizer pra largar tudo e sair por aí, nem te dar dicas de como ser cool em Nova York. Estas são histórias sobre ser consolada por um xamã andino, molhar os pés nas águas do mar do extremo sul da Índia e dormir debaixo de uma mesa de bar no Texas. É sobre viajar e voltar pra casa. Acima de tudo, este é um livro que fala sobre ser mulher e, ao mesmo tempo, ser livre pra viajar por aí sem companhia, sem medo e sem preconceito. (Compre aqui)

De carona até o próximo bar: Uma aventura cervejeira inédita pelo Brasil (Edson Carvalho): De carona até o próximo bar traz as histórias do Sommelier de Cervejas Edson Carvalho, que pegou a estrada e viajou de carona de cidade em cidade apenas com o necessário para o seu dia a dia: uma mochila nas costas e o sonho de conhecer os bares, as cervejarias e as pessoas que compõem o riquíssimo cenário da cerveja artesanal brasileira. (Compre aqui)

Mundo por Terra - Onde Terminam as Estradas (Roy Rudnick e Michelle Weiss): O livro de volta ao mundo Mundo por Terra - Onde terminam as estradas é um relato em primeira pessoa que descreve as passagens marcantes da segunda viagem de volta ao mundo de carro que o casal Roy e Michelle realizou entre os anos 2014 e 2017. O seu grande objetivo, que foi alcançado com êxito, era ultrapassar em três pontos a linha da Latitude 70°N, localizada acima do Círculo Polar Ártico: um nas Américas, outro na Ásia e o terceiro na Europa. Para se ter ideia do quão ao Norte encontra-se a Latitude 70, se transferida para o Sul cobriria grande parte da Antártica. Fazem parte deste livro, entre tantas outras, histórias de como que, morando em uma casa sobre rodas, conseguiram lidar com o frio de -55°C no Extremo Leste Russo; de encontro com os ursos e lobos no Alasca; da convivência com as diversas etnias do Afeganistão, consideradas umas das mais isoladas deste planeta; e de arriscados voos de paramotor sobre desertos imensos, piramides, montanhas e até vulcões. (Compre aqui)

Extremos do Mundo - uma expedição de bike aos pontos extremos do planeta (Nestor Freire): Livro referente à etapa 7 do Projeto Giraventura no ano de 2019 durante as expedições norte e sul passadas na Argentina, Alemanha, Chile, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Noruega e Suécia. A jornada, inspirada na "Jornada do Heroi" de Joseph Campbell, é uma história de planejamento foco e persistência em busca de algo maior e um retrato pungente de encontros e partidas em uma expedição de bicicleta. (Compre aqui)
Mais livros com o tema viagem

Lugares Distantes: Como Viajar Pode Mudar o Mundo (Andrew Solomon): Andrew Solomon ― um dos pensadores mais originais de nossa época ― reúne neste livro escritos sobre lugares que passaram por abalos sísmicos culturais, políticos ou espirituais. Passando por lugares tão diversos quanto África do Sul, Brasil, China, Romênia, Ilhas Salomão, Equador, Taiwan, Mongólia, Antártica e Líbia ― foram sete continentes e 83 países ―, esta coletânea traz uma janela única sobre a própria ideia de transformação social, vista sobretudo pelos olhos das pessoas comuns. (Compre aqui)

O Guia do Viajante do Caminho de Santiago (Daniel Agrela): Fazer o Caminho de Santiago é realizar um projeto de vida. Ao longo de mais de doze séculos, inúmeros viajantes de diversos países e culturas deixam suas casas a fim de percorrer a pé um trajeto de oitocentos quilômetros pelo norte da Espanha. Mas qual a motivação por trás de todo esse esforço? Neste guia, você encontrará muitas dicas, mapas topográficos de todas as etapas, orientações sobre em que época ir, o que levar, onde comer, assim como encontrará histórias do caminho e tudo o que é preciso saber para tornar seu sonho de fazer a rota de Compostela uma realidade. (Compre aqui)

Viajando com Charley (John Steinbeck): Autor ganhador do Prêmio Pulitzer (1940) e do Prêmio Nobel de Literatura (1962), John Steinbeck narra as aventuras vividas ao lado de seu poodle francês, Charley, ao percorrer os Estados Unidos com sua picape Rocinante, em 1960. Considerado uma das melhores obras do escritor, Viajando com Charley está repleto de impressões pessoais, de conversas com moradores de diversas cidades e de situações inusitadas. Com uma linguagem informal, Steinbeck redescobre sua terra natal em uma busca pela verdadeira essência norte-americana. (Compre aqui)

Pelas Trilhas de Compostela: o relato de uma viagem laica (Jean-Christophe Ruffin): Jean-Christophe Rufin, renomado escritor, acadêmico e diplomata, relata sua jornada de 800 quilômetros pelo Caminho do Norte, muito menos movimentado do que a usual rota dos peregrinos, até Santiago de Compostela. Ao longo do caminho, a experiência física torna-se uma reflexão em busca de si mesmo. O autor, um peregrino incomum, se torna um observador lúcido que descreve com um senso de humor único sua jornada pelas costas do País Basco e da Cantábria e através das montanhas das Astúrias e da Galícia. Pelas trilhas de Compostela apresenta histórias engraçadas, personagens inusitados e um delicioso exercício de autocrítica para aqueles que partem sem um objetivo específico, mas que acabam encontrando uma inesperada motivação para continuar a jornada. Um dos grandes relatos de viagem dos nossos tempos. (Compre aqui)

A Arte de Viajar (Alain de Botton): Poucas atividades estão tão associadas à busca da felicidade quanto o desejo de viajar para lugares distantes. Embora não faltem publicações que recomendam variados destinos, é raro encontrar na literatura uma reflexão sobre as motivações que levam o viajante a abandonar o conforto do lar e a enfrentar o desconhecido. O escritor Alain de Botton preenche essa lacuna em A arte de viajar, na boa companhia de nomes como Flaubert, Edward Hopper e Van Gogh. Em seu passeio pelo universo das viagens, ele se desloca por Barbados, Amsterdã, Madri e o deserto do Sinai, examinando o sublime e o comezinho, descobrindo o lado exótico dos aeroportos estrangeiros e o discreto charme dos postos de gasolina de beira de estrada. E assim Alain fornece a bagagem imprescindível para o pensamento e dá sua contribuição para que as jornadas sejam, acima de tudo, mais felizes. (Compre aqui)
Tem mais algum livro para nos indicar? Envia para nós que atualizamos aqui.
Comments