Pico Caratuva, o segundo maior do sul do Brasil
- vibeig
- 22 de set. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2020
Você precisa conhecer essa montanha!
Serra Ibitiraquire
No estado do Paraná, entre as cidades de Antonina e Campina Grande do Sul, está localizado um conjunto de serra chamado Ibitiraquire, onde ficam as maiores montanhas da região. Dentre todos os cumes do Ibitiraquire, três chamam a atenção dos aventureiros: o Pico Paraná (1.877m), o Pico Caratuva (1.860m) e o Pico Itapiroca (1.805m). Além destes "famosos", ainda temos ali na região outros Picos importantes como o Tucum, Ciririca, Camapuã e alguns quilômetros sentido litoral, ainda encontramos o Conjunto Marumbi.
O Pico Caratuva...
Como dito, o Pico Caratuva possui 1.860m e é considerado a segunda maior montanha da região sul do Brasil, ficando atrás apenas do seu vizinho Pico Paraná, com 1.877m.
Seu nome Caratuva, se deve a uma planta que cresce em abundância na região, comum em pontos mais elevados nos picos do sul e sudeste, que ama o sol e em determinados momentos ajuda os montanhistas a se equilibrar, devido a ser bastante firme e "parente dos bambus".
O acesso ao Pico Caratuva se inicia na base da Fazenda Pico Paraná. No local, que funciona como estacionamento, mas também possui estrutura para camping, com banheiros, alguns lanches e bebidas.
Partindo para a trilha, o inicio é por um trecho entre a mata, já com uma pequena inclinação para ir aquecendo o corpo. É importante ressaltar que a trilha não necessita de conhecimentos técnicos de montanhismo, mas também não podemos dizer que é um local adequado para pessoas fora de forma, sem experiência prévia em trilhas longas ou subidas de montanha.

O primeiro trecho, conhecido como a "Subida do Getúlio", referência o Moro do Getúlio (1.490m), pode ser feito em aproximadamente 1h / 1:30h. Deste ponto, já temos uma bela vista da região, inclusive da Represa do Capivari Mirim, um pouco mais adiante. Deste ponto, entramos em um campo aberto e plano, onde já é possível identificar alguns cumes da região.
Após o pequeno trecho em campo aberto, entramos novamente na mata e em poucos minutos já chegamos a primeira bifurcação, identificada pela placa que direciona os trajetos para os Picos da região. Pegamos a esquerda rumo ao Caratuva e a partir dai, começa a subida mais puxada.
Do ponto onde fica a placa até o cume do Caratuva, são aproximadamente entre 1:30 e 2:00h de subida, o tempo todo, então descanse antes de iniciar esse trecho, coma algo e prepare as pernas. Neste trecho, considerando a subida e o peso das cargueiras, a caminhada se torna mais lenta e pausada.
Chegando ao final da subida, você já começa a identificar as plantas Caratuva, o que indica a proximidade ao cume, visto que elas gostam de sol. Nesse momento, já cansado, você recebe a primeira recompensa de todo o esforço ao olhar ao redor e ver a imensidão de nuvens, montanhas e dependendo o horário, o por-do-sol te dando forças para finalizar a subida.

A subida finaliza na torre localizada no cume, ali também fica o "livro do cume", onde você pode assinar seu nome e deixar sua mensagem.
Seguindo pelo caminho formado pelas Caratuvas, ao fazer uma curva em uma das esquinas, você irá ter a primeira visão do Pico Paraná e o sentimento será " P#%@ valeu a pena!". É surreal a vista do lugar. Você fica de frente para o Pico Paraná e parece que está apreciando uma pintura. É realmente inexplicável!


No cume temos diversas opções para montar as barracas, sempre cercadas e protegidas pelas Caratuvas, que cortam o vento e propiciam um bom local para descansar após a subida cansativa.
O sol se põem no sentido oposto ao Pico Paraná, do outro lado do Caratuva, então isso significa que para você aproveitar a vista do por do sol, precisa se deslocar até o outro lado. O bom disso, é que o nascer do sol será de frente para sua barraca, no lado do Pico Paraná e que esse momento será de arrepiar.
Barraca montada, comida esquentada, é hora de entrar no saco de dormir, pois pretendemos estar de pé cedo para ver o sol nascer! Lembrando que NÃO É PERMITIDO FOGUEIRA EM MONTANHA!
Amanhecendo entre as nuvens
Como esperado, todo o esforço do dia anterior valeu muito a pena, só por ter amanhecido com aquele vista da porta da barraca. Aquele mar de nuvens em torno da silhueta do Pico Paraná, com o horizonte em tons rosa e laranja ao fundo, foi realmente uma experiência enriquecedora.

No total, o trajeto entre a Fazenda Pico Paraná e o cume do Pico Caratuva leva entre 3:30 a 4h, dependendo de sua condição física e peso que está carregando. No caminho encontramos algumas pessoas fazendo um bate e volta, sem cargueiras, com um tempo de aproximadamente 3 horas. Tudo vai depender de você.

Após algumas horas aproveitando aquela vista, preparamos as tralhas e iniciamos a descida perto das 9h. Como o tempo para descida foi menor, devido ao fator "para baixo todo santo ajuda", chegamos na base da Fazenda Pico Paraná antes do estomago roncar e aproveitamos para descer a Serra da Graciosa e almoçar o famoso barreado em Morretes.
コメント