top of page

Conheça a cidade de Faxinal/PR, terra de belas cachoeiras e muita aventura

  • vibeig
  • 22 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2020

Conhecida como Capital do Tomate de Estufa, a cidade de Faxinal tem uma economia baseada na agricultura, mas vê a atividade de turismo crescer cada vez mais, levando ao município muitos visitantes em busca de aventura.


Não é difícil entender o porquê a cidade está recebendo essa fama de "aventureira". De acordo com informações catalogadas, Faxinal possuí 108 cachoeiras com mais de cinco metros. A maior delas, a Véu de Noiva, chega a impressionantes 156 metros! Toda essa beleza natural, atrai em média 200 mil turistas por ano.


SÍTIO SANTO ANTÔNIO


Nossa viagem a Faxinal teve inicio no Sitio Santo Antonio, localizado a aproximadamente 12 km do centro da cidade. No Sitio, que também possui área de camping, quem nos recebeu foi a Silvana, que é a responsável pelo atendimento no local junto a seu marido.


Nossa visita havia sido agendado através do whatsapp com a Silvana, que já preparou um café da manhã delicioso para nosso grupo, pão e doce de leite caseiro, com um cafézinho feito na hora!


Após algum tempo de contemplação e fotos, voltamos a base do Sitio para colher morangos. Isso mesmo! O Sitio possui uma pequena estufa e oferece aos visitantes a possibilidade de colher morangos direto da fonte. Para aqueles que gostam, é um prato cheio!!


Para acampar no local, deve ser feito reserva antes, o contato é o (43) 99628-1486 -



RAPEL


Saindo do Sitio, sentido cidade de Faxinal, combinamos de encontrar nosso guia Bruno em uma parte da estrada. a caminho das cachoeiras do Chicão I e II, onde realizaríamos o rapel com a AventurBR.

Alguns minutos após o encontro, já havíamos deixado o carro próximo a cachoeira e entramos na curta trilha que dá acesso a Chicão II. Ao chegar na cachu e ver de cima o tamanho do rapel, o sentimento foi "UAU, isso vai ser f*#@". Algumas explicações depois, acompanhadas de vários nós e toda segurança que a equipe proporcionou, já estávamos descendo o paredão de 46 metros de altura, lavando a alma com a água da cachoeira e prontos para descer uma segunda vez, agora com mais confiança (foi-se o medo rsrs) e podendo curtir mais! Uma baita experiência, muito tranquila e segura, graças a toda equipe da AventurBR.


Na volta, uma passada rápida para apreciar a Cachoeira Chicão I, que diferente da Chicão II, tem uma inclinação maior, fazendo com que a água desça "escorrendo" pelas pedras, lembrando muito um "véu de noiva", apesar desse nome ter sido dado a outra cachoeira da região (não confunda!). No quesito BELEZA, a Chicão I ganha da "irmã".


Ela possui aproximadamente 33 metros de altura e também tem a possibilidade de ir subindo, caminhando pelas pedras, para se banhar nas cachoerinhas que formam ao longo da queda de água. Com cuidado, é possível aproveitar muito o local.




HOTEL FAZENDA LUAR DE AGOSTO


Chegamos ao Luar de Agosto próximo as 17h, conforme havíamos agendado. Após o check-in e preenchimento das fichas, fomos em busca de uma área boa para montar nossa barraca e poder descansar.

O Hotel Fazenda possui algumas áreas separadas para acampar, uma próxima ao restaurante onde ficam os quiosques para alugar, outra mais afastada próxima ao lago (onde normalmente é mais calmo e tranquilo) e um pequeno bosque, cheio de árvores a beira de um riacho. Neste dia, o local onde mais gostamos de acampar quando vamos ao Luar de Agosto, o camping do lago (chamado Lago da Lua), estava lotado de barracas, com música alta e muita festa, então acabamos optando pelo pequeno bosque e tivemos uma grata experiência, o lugar estava silencioso e vazio, dava até para ouvir o riacho correndo ao lado. Foi uma ótima escolha!


A noite foi de fogueira, churrasco na brasa, cerveja gelada, marshmallow e playlist do Vibe Acampar.


Na manhã seguinte, após o café da manhã na fogueira, fomos fazer a trilha até o Salto São Pedro. Essa trilha, é possível ser feita pelo caminho onde os veículos transitam ou margeando o riacho, cercado por árvores e com muito verde, óbvio que optamos pela segunda opção! A trilha é bem tranquila, pode ser percorrida sem maiores esforços e leva uns 15 a 20 minutos. No caminho já é possível ver alguns pequenos "saltos" e se banhar em pequenas piscinas formados no rio.

Chegando próximo ao final, já é possível ver o Salto São Pedro de longe e ao chegar perto, você já começa a se refrescar com a água da cachoeira que o vento espalha por tudo ao redor dela. A sensação é de total respeito e admiração pela natureza. O Salto é lindo e enorme! São 125 metros de queda de água!!


É possível escalaminhar as pedras na lateral esquerda do Salto e chegar mais próximo a cachu, mas é importante sempre lembrar que as pedras são lisas e escorregadias, portanto, sempre tenha cuidado ao subir.


O ponto mais bonito para fotos é na pequena ponte que corta o rio e tem de fundo a visão completa do Salto São Pedro.


Faxinal é um daqueles lugares que você não diz adeus, um até breve é muito melhor.


Fonte: http://www.viajeparana.com/Faxinal


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Vibe Acampar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page